sexta-feira, 6 de junho de 2008

educação e audiovisual


TECNOLOGIAS INSERIDAS NA EDUCAÇÃO



No mundo em que se vive hoje, onde a tecnologia está inserida em todas as atividades habituais do ser humano, faz-se necessário que também faça parte do dia a dia escolar.

Como há a necessidade de se trabalhar diferentes linguagens, diferentes gêneros textuais, filmes podem ser um bom recurso a ser inserido na rotina escolar.

.No entanto, faz-se necessária a reflexão: que estamos fazendo com eles?O cinema e a TV são dotados de linguagem própria e compreendê-los vai além da simples apreciação de imagens e sons, assim como ler é mais do que decodificar palavras. (Eliana Cândido Pereira)

Torna-se então importante, que o professor proponha reflexões, a respeito da linguagem, do estilo, da cultura e principalmente da mensagem que tais obras trazem.

Os recursos audiovisuais possibilitam a veiculação de uma enorme variação de informações. A televisão, por exemplo, pode se tornar, um bom recurso pedagógico, uma ótima opção educativa, se bem trabalhada, é claro. No dizer de Amélia Hamze, ela,

Traz o mundo para dentro da escola por meio dos múltiplos programas, mas também introduz a escola em um novo espaço e nova perspectiva com enfoque global.Torna-se indispensável a televisão, no mundo contemporâneo, com suas opções a cabo, suas antenas parabólicas, constituição de novas metodologias que permitam a introdução de professores e educandos no mundo do cultivo de mensagens por meio da linguagem audiovisual, método que alguns autores chamam de alfabetização audiovisual.



Mas não só ela, o cinema a internet e muitas outras tecnologias são ferramentas de uso pedagógico que devem ser constantemente explorados e inseridos em sala de aula, pois possibilitam a comunicação de forma mais abrangente e confiante e ainda facilita a mudança de comportamento naqueles que são introspectivos. Nesse sentido, “Torna-se indispensável a constituição de novas metodologias que permitam a introdução de professores e educandos no mundo do cultivo de mensagens por meio da linguagem audiovisual”

No dizer de José Manuel moran,

Caminhamos para uma flexibilização forte de cursos, tempos, espaços, gerenciamento, interação, metodologias, tecnologias, avaliação. Isso nos obriga a experimentar pessoal e institucionalmente a integração de tecnologias audiovisuais, telemáticas (Internet) e impressas. (José Manuel Moran)

Nenhum comentário: